Como a tecnologia auxilia na contratação de Pessoas com Deficiência

A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada na inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no ambiente de trabalho. A implementação de soluções tecnológicas não apenas facilita a integração de pessoas com deficiência (PcDs) mas também promove um ambiente corporativo mais inclusivo e acessível.

A Busca por Objetivos que Facilitam a Inclusão

Existe consenso entre as principais empresas que adotam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, que buscam boas qualificações de ESG (Environmental, Social, and Governance) como jornada de transformação dos negócios pelo envolvimento e construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos.

A inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) é parte fundamental desta visão, alinhando-se com os objetivos de promover a igualdade de oportunidades e reduzir desigualdades.

Tecnologia como instrumento de inclusão para PcDs

Este consenso se trata acerca do investimento em ferramentas e softwares que facilitem a integração de Pessoas com Deficiência. De fato, a tecnologia desponta como um importante recurso para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no ambiente profissional. O mundo tem se despertado para esse tipo de inclusão, e isso é bom, pois demonstra o desenvolvimento social, do qual todas as organizações devem fazer parte.

As empresas devem considerar o investimento em ferramentas e softwares que facilitem a integração dessas pessoas. Tais ferramentas englobam desde softwares de leitura de tela, aplicativos adaptativos e plugins assistivos, até ferramentas gratuitas e de código aberto que traduzem conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo), tornando computadores, celulares e plataformas web mais acessíveis. Além disso, o desenvolvimento de Inteligências Artificiais (IAs), carros autônomos, Neuralink e outros dispositivos eletrônicos desempenham funções com mais autonomia e eficiência, ampliando ainda mais as possibilidades de inclusão.

Crescimento Tecnológico e a Inclusão com Mercado

No Brasil, além deste aspecto da inclusão aos pessoas com deficiência (PcDs), o mercado tem visto este segmento como um nicho que fomenta mais de 9% das possibilidades de geração de negócios. Não é por acaso que muitas montadoras têm desenvolvido um pacote de ofertas e vendas específicas para este segmento. Portanto, o desenvolvimento de ferramentas assistivas não é só responsabilidade moral como também fonte de rendimento. Essas inovações tecnológicas, na verdade, são acessíveis e beneficiam a todos, servindo como sonho de consumo.

A Tecnologia e a Contratação de PcDs

De modo semelhante, o aumento do home office e a virtualização de reuniões e fechamento de contratos têm aberto um mundo de possibilidades para quem possui deficiência e se utiliza desses recursos de forma laboral. A tecnologia facilita a adaptação do ambiente de trabalho para pessoas com deficiência (PcDs), aumentando a produtividade e fomentando uma mudança qualitativa na participação desses profissionais. A implementação de tecnologias assistivas deve estar alinhada com outras medidas de acessibilidade, como adaptações físicas no escritório, para garantir um ambiente de trabalho mais inclusivo.

A combinação de recursos tecnológicos e adaptações estruturais contribui para que as empresas criem um ambiente mais justo e igualitário, no qual as habilidades e o potencial de cada indivíduo sejam valorizados, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais. Desta forma, empresas têm experimentado um novo segmento de talentos e potenciais com a inclusão dessas pessoas em seu ambiente corporativo, gerando desenvolvimento, solidariedade e crescimento.

Conclusão

O uso de tecnologias aumenta a inclusão de profissionais com deficiência como estratégia inteligente de negócios, despertando para a inovação e o futuro. A adoção de ferramentas e soluções tecnológicas não apenas promove a igualdade e acessibilidade, mas também proporciona um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo. As empresas que investem em inclusão estão melhor posicionadas para alcançar sucesso sustentável, aproveitando a diversidade de talentos e habilidades que os pessoas com deficiência (PcDs) trazem para o mercado de trabalho. Assim, a tecnologia não é apenas uma ferramenta de inclusão, mas um motor de transformação e inovação para um futuro mais inclusivo e próspero.

Não se esqueça de conferir no nosso site e nas nossas redes sociais (https://www.facebook.com/institutocapacitapcdmais e https://www.linkedin.com/company/instituto-capacita-mais/) quais vagas estão disponíveis e que possam te interessar.

O Instituto Capacita+ deseja sucesso na sua trajetória!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.